Quem Somos

A HL Filmes é uma produtora de conteúdos audiovisuais, séries e filmes, para cinema e TV, sediada no Tocantins, com cinco longas-metragens e seis séries documentais lançados, e uma marca voltada para cultura, diversidade, direitos humanos e questões ambientais.

A produtora tem como foco a produção de obras que retratam o desenvolvimento da diversidade cultural, geográfica e econômica do Brasil, bem como o seu favorecimento e inclusão da cultura brasileira, especialmente da região Norte, no contexto das questões globais.

A produtora tem em seu currículo filmes como “Idade da Água” (2018), do premiado cineasta Orlando Senna, sobre a questão da água na Amazônia, “Na Força da Lei” (2022), série de Hermes Leal sobre os direitos humanos, que discute as leis que mudaram o país, “Amazon Fashion”, dirigida pelo tocantinense Nival Correia, sobre moda e sustentabilidade na Amazônia, e “Antes que o Sonho Acabe”, de Lírio Ferreira, ficção sobre o genocídio da ditadura militar na Guerrilha do Araguaia.

A HL Filmes tem como head Hermes Leal, experiente jornalista, escritor, documentarista e diretor de TV, com passagem em TV fechada e aberta (Rede Record, SBT e mais de 10 anos como diretor de programas na Rede Manchete), criador e editor da Revista de CINEMA desde o ano 2000. É escritor com oito livros publicados, incluindo dois romances e duas biografias, formado em Jornalismo pela UFG, Mestre em Cinema pela ECA/ USP e doutor em Linguística e Semiótica das Paixões pela FFLCH/USP.

Leal é diretor de dois importantes documentários, “Araguaia”, sobre morte e tortura na Guerrilha do Araguaia, e “A Lei e o Medo”, sobre o temor da perda de conquistas democráticas perante a eleição de Bolsonaro, em 2018. E ainda dirigiu a série filosófica “Pensamento Contemporâneo”, baseada no Café Filosófico da TV Cultura.

Produzindo o que é relevante para o Brasil

PRODUÇÕES EM ANDAMENTO

O que vem por aí...

Antes que o Sonho Acabe

Drama juvenil, de ação e aventura, que narra a história de Daniel, um sensível garoto criado na Amazônia, junto com filhotes de sucuri, bruto de alma e sentimentos puros, que tenta, desesperadamente, fugir de uma vida quase escrava.

Ser Tão Mulher - Contos Eróticos do Sertão

Série de ficção, em 6 episódios, adaptada dos contos de Conceição Senna, sobre seis mulheres, sertanejas em meados do século XX, unificadas pela cultura nordestina.

Waves

A história de um surfista que contrata um matador profissional para eliminar seu irmão e rival; de um matador que contrata um justiceiro para fazer seu trabalho; de uma jovem linda e desamparada que seduz o justiceiro para eliminar o matador que o surfista contratou.

Diretores

Hermes Leal

PhD em Narrativa de Ficção, o tocantinense Hermes Leal é escritor, com oito livros publicados, explorador e documentarista. É jornalista, formado na UFG, Mestre em Cinema, com especialização em Roteiro pela ECA/USP, e Doutor em Letras, com especialização em Linguística e Semiótica das Paixões, pela FFLCH/USP.

O autor se especializou em teoria da narrativa após três décadas de pesquisas em ficção, e teve seus estudos publicados pela editora Perspectiva, em 2017, na famosa Coleção Estudos, com o título de “As Paixões na Narrativa – A Construção do Roteiro de Cinema”, na mesma coleção em que foram lançados, no Brasil, os maiores pensadores do mundo, como Gilles Deleuze e Michel Foucault. A importância da pesquisa se deu em razão de sua aplicação na criação de personagens baseados nas suas paixões e emoções, em uma nova ciência do conhecimento, a Semiótica das Paixões, descoberta recentemente na França.

Na obra lançada em 2023 pela editora Zagodoni, “O Sentido das Paixões – Teoria Semiótica da Narrativa e da Ficção”, o autor oferece aos escritores uma estrutura teórica da ação e da emoção dos personagens, demonstrando sua aplicação perfeita nos roteiros e personagens em filmes como “Roma”, “Coringa” e “Parasita” e em séries como “Game of Thrones”.

Um bom contador de histórias, é autor do romance “Antes que o Sonho Acabe” (Geração Editorial, 2016), sobre um jovem em fuga da Amazônia em épocas sombrias da Guerra Fria, que será filmado com direção do premiado cineasta Lírio Ferreira e distribuição da O2 Play. Seu primeiro romance, “Eu Sou Foda!”, lançado em 1997 e relançado em 2006, com o título “Faca na Garganta”, gerou polêmica ao mostrar uma geração de adolescentes nos anos 1990, que podiam tudo, menos vencer a AIDS.

Hermes é explorador, suas aventuras são sempre autênticas por lugares pouco ou nunca explorados. É autor de “Quilombo – Uma Aventura no Vão das Almas” (1995) e da primeira biografia do aventureiro que inspirou Indiana Jones, “O Enigma do Coronel Fawcett” (Geração Editorial, 4ª edição, 2008), sobre o inglês caçador de cidades perdidas no Brasil. O livro virou um pequeno best-seller, com cinco edições impressas, e relata a aventura de Fawcett e do próprio autor em busca de pistas sobre o seu misterioso desaparecimento.

Passou por vários canais abertos de TV, é produtor, roteirista e diretor de importantes séries de TV, como “Pensamento Contemporâneo” (canal Curta! e streamings Vivo Play, Claro TV, Amazon Prime Video e Looke), baseado no Café Filosófico, da TV Cultura. Sua série “Cineastas”, que estreou em 2017 no canal Prime Box Brazil, exibida em 2020/2021 nos canais Curta! e A&E e disponível no Vivo Play e Looke, recebeu, em 2020, o prêmio ProAC do governo de SP, através da Lei Aldir Blanc, para desenvolver sua 2a temporada. Assim como o longa documental “A Imagem do Brasil”, que também foi contemplado com o mesmo prêmio.

É produtor de filmes premiados, como “Idade da Água”, de Orlando Senna – famoso diretor de “Iracema – Uma Transa Amazônica” (1980) –, que participou de mais de 20 festivais no Brasil e no exterior, eleito o melhor filme do Cine del Agua, na Argentina, sobre a questão da crise hídrica na Amazônia. O filme foi exibido no Amazon Prime Video e está disponível no Vivo Play, Claro TV e Pluto. É o criador e roteirista da série “Amazon Fashion”, exibida no canal Fashion TV e disponível no Amazon Prime Video e no canal Arte 1, que aborda a moda a partir de produtos sustentáveis na Amazônia.

Lançou os documentários “Araguaia” (Vivo Play, Claro TV, Looke), sobre a guerrilha que mobilizou a maior tropa no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, e “A Lei e o Medo” (Vivo Play, Claro TV, Looke e Sky Play), sobre o temor da perca de conquistas democráticas perante a eleição de Bolsonaro, em 2018.

Atualmente, está coproduzindo o longa “Vermelho”, novo filme de Orlando Senna, uma produção da Montanha Cinematográfica, de Alice de Andrade, em coprodução internacional com a Circular Media, do Uruguai, e acaba de finalizar a criação e roteiro de sua primeira série de ficção, “Waves”.

Profissional de televisão, com carreira iniciada nos anos 1990, atuou como diretor de TV na Rede Manchete, onde esteve por dez anos e criou o primeiro reality policial do Brasil, “Na Rota do Crime”, campeão de audiência por anos. Atuou ainda no jornalismo do SBT, Rede TV e Record.

Livros de Hermes Leal

O Sentido das Paixões

Editora Zagodoni, 2023

Obra revela como desenvolver personagens e narrativas e as camadas invisíveis de filmes premiados, como “A Doce Vida”, “Jules e Jim”, “Roma”, “Coringa”, “Bacurau”, “O Som ao Redor”, “Parasita”, e séries, como “Game of Thrones”, “Round 6” e “Big Little Lies”, além da literatura de Proust e Camus

As Paixões nos Personagens

Screenwriter Online, 2020

Fórmulas, esquemas e modelos teóricos que possibilita aos autores dominar as estruturas da “ação” e da “emoção” dos personagens, em uma teoria amparada na linguística, lógica e filosofia.

As Paixões na Narrativa

Editora Perspectiva, 2017

Tese de doutorado com teoria inédita para o roteiro e desenvolvimento de personagens

Antes que o Sonho Acabe

Geração Editorial, 2014

Romance baseado em fatos reais, no final da década de 1960, em pleno sertão amazônico, numa cidadezinha “desconectada do mundo”, às margens do rio Tocantins, sobre o triste episódio de caça aos comunistas, mas a história de um adolescente sonhador.

O Homem da Montanha

Editora Imesp – Coleção Aplauso, 2008

Biografia do cineasta Orlando Senna, ex-Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, autor de filmes como “Iracema, uma Transa Amazônica” e um dos fundadores da escola de cinema cubana.

O Enigma do Coronel Fawcett, a Verdadeira História do Indiana Jones

Ediouro e Geração Editorial, 1996 – 4ª edição, 2008

Primeira biografia do coronel inglês que desapareceu nas florestas brasileiras quando procurava uma cidade perdida.

Faca na Garganta

Geração Editorial, 1998 – 2ª edição, 2007

Espécie de Romeu e Julieta do século 21. Um livro que, sem dúvida, divide opiniões – embora tenha sido até mesmo adotado e discutido abertamente em escolas modernas.

Quilombo, uma Aventura no Vão das Almas

Editora Mercuryo, 1995

O relato de uma aventura num sertão isolado, no coração do Brasil.

Outros diretores

Orlando Senna

Cineasta e escritor, Orlando Senna dirigiu filmes de ficção ("Iracema – Uma Transa Amazônica", "Diamante Bruto", "Gitirana") e documentários, escreveu roteiros ("Ópera do Malandro", "Coronel Delmiro Gouveia") e romances ("Um Gosto de Eternidade", "Os Lençóis e os Sonhos"). Foi diretor geral da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba e da TV Brasil, diretor presidente da TAL-Televisão América Latina e Secretário Nacional do Audiovisual. Participa do conselho superior da Fundación del Nuevo Cine Latino-americano.

Lourival Sant'Anna

O analista internacional da CNN Brasil é diretor de documentários na 2F Fact-Finding Films, repórter no aplicativo "Exame Hoje", colunista e autor de blog no "Estadão" e comentarista de assuntos internacionais da Rádio CBN. Foi repórter especial do jornal "O Estado de São Paulo", entre 1998 e 2000 e entre 2001 e 2015. Nesse período, fez coberturas em 60 países, incluindo todos os da América do Sul, com exceção da Guiana e da Guiana Francesa, nas Américas do Norte e Central, Europa, África, Oriente Médio e Ásia.

Nival Correia

Diretor tocantinense da série de ficção infantil “O Boneco de Barro e o Rei”, para a TV Brasil, da série “Esporte é Saúde”, dos longas-metragens “O Diário de Ana” e “Anonimous ” e do curta-metragem 'Menina Bonita de Tranças'.