Quem Somos

A HL Filmes é uma produtora de cinema e televisão sediada em São Paulo e em Palmas, no Tocantins, com cinco longas-metragens e quatro séries documentais produzidos recentemente.

Entre os filmes, destaca-se o longa-metragem “Idade de Água” (2018), do famoso Orlando Senna, diretor do premiado “Iracema – Uma Transa Amazônica” (1980), o último dos cineastas do Cinema Novo, que já acumula grande participação e prêmios em festivais de cinema no Brasil e em vários países, como Espanha, Argentina, Chile e Cuba, e disponível no Amazon Prime Video, no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Timor Leste.

Em 2020, a produtora recebeu dois prêmios do ProAC do governo de SP, através da Lei Aldir Blanc, para o desenvolvimento de dois projetos, ambos de Hermes Leal: a 2ª temporada da série documental “Cineastas” (10 episódios de 45 minutos, 2017), a qual a 1ª temporada já percorreu diversas janelas, os canais Prime Box Brazil (2017), Curta! (2019-2020) e A&E (2020/2021), e também disponível no Vivo Play, e o longa documental “A Imagem do Brasil”, em que o autor analisa questões subjetivas do pensamento do brasileiro em relação a sua própria imagem.

Atualmente, a HL Filmes se prepara para produzir seu primeiro longa e sua primeira série de ficção. O filme do premiado cineasta Lírio Ferreira (“Acqua Movie”), “Antes que o Sonho Acabe”, com contrato assinado de distribuição com a O2 Play. E a série original “Waves”, desenvolvida pelo escritor e roteirista Hermes Leal.

Na região norte, a produtora tem como foco a produção de filmes e séries de TV que retratam o desenvolvimento da diversidade cultural, geográfica e econômica do Brasil, como também no seu favorecimento e inclusão da cultura brasileira desta região nos contextos das questões globais.

Entre as obras, destaca-se a série “Amazon Fashion” (2020), com direção de Nival Correia, sobre a moda sustentável na Amazônia, exibida no Fashion TV. Distribuído pela Circular Media para o mercado internacional, está disponível na Amazon Prime Video, no Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e Timor Leste. E o documentário-ensaio “Sol da Bahia”, de Orlando Senna, que estreou em fevereiro de 2021, no CineBrasilTV, sobre uma visão diferente sobre a independência do Brasil.

A HL Filmes lançou recentemente o documentário “A Lei e o Medo”, de Hermes Leal, sobre o temor da perda de conquistas democráticas perante a eleição de Bolsonaro, em 2018, que teve estreia virtual em maio de 2020.

Em 2021, lançará a série “Na Força da Lei”, de Hermes Leal, no canal CineBrasilTV, sobre as alterações nas leis do Brasil com a mudança de governo.

A HL Filmes também produziu a série filosófica “Pensamento Contemporâneo”, de Hermes Leal, baseado no Café Filosófico da TV Cultura, exibida no CineBrasilTV (2017) e no Canal Curta! (2018) e disponível na Amazon Prime Video e no Looke. E a série sobre cinema, “Cinema em Transe”, exibida no Prime Box Brazil (2019) e A&E (2020-2021).

Produzindo o que é relevante para o Brasil

PRODUÇÕES EM DESENVOLVIMENTO E EM PRÉ-PRODUÇÃO

O que vem por aí...

Antes que o Sonho Acabe

Drama juvenil, de ação e aventura, que narra a história de Daniel, um sensível garoto criado na Amazônia, junto com filhotes de sucuri, bruto de alma e sentimentos puros, que tenta, desesperadamente, fugir de uma vida quase escrava.

Contos Eróticos do Sertão

Série de ficção, em 6 episódios, adaptada dos contos de Conceição Senna, sobre seis mulheres, sertanejas em meados do século XX, unificadas pela cultura nordestina.

Waves

A história de um surfista que contrata um matador profissional para eliminar seu irmão e rival; de um matador que contrata um justiceiro para fazer seu trabalho; de uma jovem linda e desamparada que seduz o justiceiro para eliminar o matador que o surfista contratou.

Diretores

Hermes Leal

PhD em Narrativa de Ficção, Hermes Leal é escritor, com sete livros publicados, explorador e documentarista. É jornalista, formado na UFG, Mestre em Cinema, com especialização em Roteiro pela ECA/USP, e Doutor em Letras, com especialização em Linguística e Semiótica das Paixões, pela FFLCH/USP.

O autor se especializou em teoria da narrativa após três décadas de pesquisas em ficção, e teve seus estudos publicados pela editora Perspectiva, em 2017, na famosa Coleção Estudos, com o título de “As Paixões na Narrativa – A Construção do Roteiro de Cinema”, na mesma coleção em que foram lançados, no Brasil, os maiores pensadores do mundo, como Gilles Deleuze e Michel Foucault. A importância da pesquisa se deu em razão de sua aplicação na criação de personagens baseados nas suas paixões e emoções, em uma nova ciência do conhecimento, a Semiótica das Paixões, descoberta recentemente na França.

Em sua segunda obra neste campo, “As Paixões nos Personagens”, o autor oferece aos escritores uma estrutura teórica da ação e da emoção dos personagens, demonstrando sua aplicação perfeita nos roteiros e personagens dos filmes “Roma”, “Coringa” e “Parasita” e em séries, como “Game of Thrones”. O livro foi lançado juntamente com videoaulas online, oferecidas através da Masterclass Narrativa de Ficção, do Screenwriter Online.

Um bom contador de histórias, é autor do romance “Antes que o Sonho Acabe” (Geração Editorial, 2016), sobre um jovem em fuga da Amazônia em épocas sombrias da Guerra Fria, que será filmado com direção do premiado cineasta Lírio Ferreira e distribuição da O2 Play. Seu primeiro romance, “Eu Sou Foda!”, lançado em 1997 e relançado em 2006, com o título “Faca na Garganta”, gerou polêmica ao mostrar uma geração de adolescentes nos anos 1990, que podiam tudo, menos vencer a AIDS.

Hermes é explorador, suas aventuras são sempre autênticas por lugares pouco ou nunca explorados. É autor de “Quilombo – Uma Aventura no Vão das Almas” (1995) e da primeira biografia do aventureiro que inspirou Indiana Jones, “O Enigma do Coronel Fawcett” (Geração Editorial, 4ª edição, 2008), sobre o inglês caçador de cidades perdidas no Brasil. O livro virou um pequeno best-seller, com cinco edições impressas, e relata a aventura de Fawcett e do próprio autor em busca de pistas sobre o seu misterioso desaparecimento.

O autor, que passou por vários canais abertos de TV, é produtor, roteirista e diretor de importantes séries de TV, como “Pensamento Contemporâneo”, exibido no canal Curta!, baseado no Café Filosófico, da TV Cultura. Sua série “Cineastas”, que estreou em 2017 no canal Prime Box Brazil, exibida em 2020/2021 pelos canais Curta! e A&E e disponível no Vivo Play, recebeu, em 2020, o prêmio ProAC do governo de SP, através da Lei Aldir Blanc, para desenvolver sua 2ª temporada. Assim como seu projeto de longa documental “A Imagem do Brasil”, em que analisa questões subjetivas do pensamento do brasileiro em relação a sua própria imagem, que também foi contemplado com o mesmo prêmio para sua produção.

É produtor de filmes premiados, como “Idade da Água”, de Orlando Senna – famoso diretor de “Iracema – Uma Transa Amazônica” (1980) –, que participou de mais de 20 festivais no Brasil e no exterior, e aborda a questão da crise hídrica na Amazônia. Atualmente, o filme faz parte do catálogo da Amazon Prime Video. É o criador e roteirista da série “Amazon Fashion”, exibida no canal Fashion TV e disponível no Amazon Prime Video, que aborda a moda a partir de produtos sustentáveis na Amazônia. Estreou, recentemente, como diretor, o longa documental “A Lei e o Medo”, sobre o temor da perca de conquistas democráticas perante a eleição de Bolsonaro, em 2018.

Profissional de televisão, com carreira iniciada nos anos 1990, atuou como diretor de TV na Rede Manchete, onde esteve por dez anos e criou o primeiro reality policial do Brasil, “Na Rota do Crime”, campeão de audiência por anos. Atuou ainda no jornalismo do SBT, Rede TV e Record.

Livros de Hermes Leal

As Paixões nos Personagens

Screenwriter Online

Fórmulas, esquemas e modelos teóricos que possibilita aos autores dominar as estruturas da “ação” e da “emoção” dos personagens, em uma teoria amparada na linguística, lógica e filosofia.

As Paixões na Narrativa

Editora Perspectiva, 2017

Manual com teoria inédita para o roteiro e desenvolvimento de personagens

Antes que o Sonho Acabe

Geração Editorial, 2014

Romance baseado em fatos reais, no final da década de 1960, em pleno sertão amazônico, numa cidadezinha “desconectada do mundo”, às margens do rio Tocantins, sobre o triste episódio de caça aos comunistas, mas a história de um adolescente sonhador.

O Homem da Montanha

Editora Imesp – Coleção Aplauso, 2008

Biografia do cineasta Orlando Senna, ex-Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, autor de filmes como “Iracema, uma Transa Amazônica” e um dos fundadores da escola de cinema cubana.

O Enigma do Coronel Fawcett, a Verdadeira História do Indiana Jones

Ediouro e Geração Editorial, 1996 – 4ª edição, 2008

Primeira biografia do coronel inglês que desapareceu nas florestas brasileiras quando procurava uma cidade perdida.

Faca na Garganta

Geração Editorial, 1998 – 2ª edição, 2007

Espécie de Romeu e Julieta do século 21. Um livro que, sem dúvida, divide opiniões – embora tenha sido até mesmo adotado e discutido abertamente em escolas modernas.

Quilombo, uma Aventura no Vão das Almas

Editora Mercuryo, 1995

O relato de uma aventura num sertão isolado, no coração do Brasil.

Outros diretores

Orlando Senna

Cineasta e escritor, Orlando Senna dirigiu filmes de ficção ("Iracema – Uma Transa Amazônica", "Diamante Bruto", "Gitirana") e documentários, escreveu roteiros ("Ópera do Malandro", "Coronel Delmiro Gouveia") e romances ("Um Gosto de Eternidade", "Os Lençóis e os Sonhos"). Foi diretor geral da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba e da TV Brasil, diretor presidente da TAL-Televisão América Latina e Secretário Nacional do Audiovisual. Participa do conselho superior da Fundación del Nuevo Cine Latino-americano.

Lourival Sant'Anna

Diretor de documentários na 2F Fact-Finding Films, repórter no aplicativo "Exame Hoje", colunista e autor de blog no "Estadão" e comentarista de assuntos internacionais da Rádio CBN. Foi repórter especial do jornal "O Estado de São Paulo", entre 1998 e 2000 e entre 2001 e 2015. Nesse período, fez coberturas em 60 países, incluindo todos os da América do Sul, com exceção da Guiana e da Guiana Francesa, nas Américas do Norte e Central, Europa, África, Oriente Médio e Ásia.